Abril Azul é uma campanha que tem o objetivo de conscientizar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ela acontece durante o mês de abril por todo o mundo.
Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Nesse dia a intenção é que toda a sociedade e mídia deem atenção a essa causa.
A cor azul foi escolhida como um dos símbolos do autismo, porque a maioria dos diagnósticos de autismo é de pessoas do sexo masculino.
O sexo feminino apresenta um número menor e um dos motivos é a dificuldade do diagnóstico, pois muitos dos critérios de avaliação foram desenvolvidos baseados nos padrões de diagnóstico masculino.
Mas esse não é o único motivo, especialistas perceberam que a cor azul transmite calma e tranquilidade para os autistas. E pode ajudar em momentos em que o autista esteja em uma situação de sobrecarga sensorial.
O autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por alterações no desenvolvimento, déficit na comunicação, interação social e comportamental de crianças e adultos. Foi no ano de 2014, que pesquisadores do Projeto Genoma descobriram que o gene TRPC6 está relacionado com a predisposição ao autismo.
A campanha leva em conta os principais desafios do universo autista como a dificuldade de diagnóstico precoce e tratamento adequado. Isso se dá principalmente pelo pouco conhecimento que a maioria das pessoas tem sobre o tema e o preconceito associado ao autismo.
#abrilazul#autismo#diversidade#inclusao#vazmonteiro#saúde#atenção#cuidado#afeto#igualdade