No dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Cirurgião Vascular e do Angiologista, uma importante data para lembrarmos daqueles que cuidam de todo o sistema circulatório do nosso corpo. Esses profissionais são os responsáveis por tratar de doenças arteriais, venosas e linfáticas, e merecem reconhecimento por seu desempenho, salvando vidas todos os dias.
Além de comemorarmos desses profissionais da saúde, desde 2021, a campanha “Agosto Azul e Vermelho” tem se destacado como um esforço nacional para promover a conscientização sobre a saúde vascular. Apesar da relevância, muitas pessoas desconhecem as doenças que tratamos e a complexidade envolvida.
Entre essas doenças estão a trombose venosa, onde um coágulo nas veias das pernas pode se desprender e atingir os pulmões, representando um risco sério de vida; a aterosclerose das artérias carótidas, que pode reduzir o fluxo de sangue para o cérebro e provocar derrames; e a dilatação da aorta, a maior artéria do corpo, que pode romper-se e causar uma situação extremamente grave e potencialmente fatal. Esclarecer a população sobre essas condições é essencial para garantir uma melhor saúde vascular e um tratamento eficaz.
O angiologista é o médico responsável por avaliar, diagnosticar e tratar doenças ou distúrbios que afetam veias, artérias, capilares sanguíneos e vasos linfáticos, como: Aterosclerose; Trombose venosa profunda (TVP); Varizes nas pernas; entre outros quadros. Além disso, o angiologista também pode se especializar em cirurgias, sendo chamado de cirurgião vascular, e realizar cirurgias em vasos sanguíneos localizados nas pernas, braços, abdômen e pescoço.
O trabalho do cirurgião vascular é essencial para diversas áreas médicas. Ele ajuda a salvar vidas em situações de emergência e contribuímos para a qualidade de vida dos pacientes ao prevenir a progressão de doenças e reduzir o risco de complicações graves.
Parabéns a todos os médicos angiologistas e cirurgiões vasculares
#diadocirgiaovascular #angiologista #vazmonteiro #saúde #homenagem #atenção