O Dia Mundial da Hipertensão é comemorado em 17 de maio e esta data serve para alertar a população sobre os riscos dessa doença. É preciso ficar atento para suas causas, prevenção e tratamento.
As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas e a hipertensão arterial é responsável por mais de 50% destas doenças. Mais de um quarto das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente.
Mas a hipertensão arterial não é uma doença apenas de adultos, ela também atinge crianças e adolescentes chegando até em torno de 10 a 17% na adolescência, com tendência a aumento nos últimos anos. Esse crescimento está diretamente relacionado à pandemia mundial de obesidade.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.
Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares; não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos; praticar atividade física regular; aproveitar momentos de lazer; abandonar o fumo; moderar o consumo de álcool; Evitar alimentos gordurosos e controlar o diabetes.
#pressão#pressãoarterial#hipertensão#dia#cuidados#prevenção#vazmonteiro#vaz