O Dia Mundial da Saúde é comemorado a cada 7 de abril, data que marca a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2023, a entidade completa o seu 75º aniversário. A data passou a ser comemorada depois que diferentes países do mundo se reuniram, em 1948, e criaram a OMS.
O objetivo da criação da OMS é promover a saúde, manter o mundo seguro e ajudar as pessoas mais vulneráveis de modo que todas possam atingir o mais alto padrão de saúde e bem-estar.
A cada ano, um tema é adotado, e esses temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial. O tema de 2024 é “Minha saúde, meu direito”.
No Brasil, de acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém a falta de enfermidades não significa presença de saúde. Em 1946, a Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
A saúde então deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida.