Um esteticista tem como função promover a beleza e o bem-estar de seus clientes por meio de técnicas e procedimentos estéticos, aplicados no corpo humano.
Este profissional atua fazendo limpeza de pele, massagem, depilação ou até mesmo hidratação. Seu trabalho gera interferências positivas que vão além da estética e que impactam na autoestima de quem consome esse tipo de serviço.
O corpo, o cabelo e a face passam por intervenções feitas ou indicadas por um esteticista ou uma esteticista suaviza linhas de expressão, trabalha com hidratações, combate a queda de cabelos e lida com as estrias e celulites.
Com conhecimento sobre procedimentos como depilação, maquiagem, massagens e outros, um esteticista se aproxima de atividades que são pontos de conexão com uma equipe de vários profissionais (massagistas e médicos).
A geração de empregos nessa área acaba sendo grande em segmentos como clínicas de estética, salões de beleza, clínicas médicas, navios e empresas de cosméticos.
Outra atribuição do esteticista é dar consultoria aos clientes, realizando o visagismo, ou seja, indicando o melhor corte de cabelo para uma pessoa, em um conceito que una a harmonia do rosto e a personalidade do cliente.
Além dos conhecimentos técnicos, um esteticista precisa ter uma boa capacidade de compreensão, gestão, comunicação e de renovação profissional, pois esse é um mercado de grande concorrência e rápida evolução.