10 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Intensivista. A data é dedicada a homenagear os profissionais que se dedicam a cuidar dos pacientes gravemente enfermos internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Esses profissionais ganharam destaque por tomarem a linha de frente contra a covid-19, após as UTIs do mundo ficarem lotadas durante o surto de doença.
Desde 1992, a especialidade é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e sua origem está relacionada ao tratamento especializado oferecido aos feridos de guerra pela enfermeira Florence Nightingale, em torno de 1850, conhecida como a precursora dos cuidados intensivos.
O médico intensivista trabalha sempre com o objetivo de reduzir a morbidade e mortalidade, sempre que possível, além de manter os pacientes nas melhores condições de acordo com cada quadro clínico. Os profissionais aptos a realizar residência em Terapia Intensiva são aqueles que já têm residência completa em Clínica Médica, Cirurgia, Anestesiologia, Cirurgia Geral ou Infectologia.
Ele é o responsável por cuidar de pacientes gravemente enfermos ou com alto grau de dependência de cuidados. Ele se envolve em todos os aspectos do cuidado ao doente crítico, liderando a equipe multidisciplinar que atua na UTI, ao mesmo tempo em que age como interlocutor entre outros especialistas, assistentes, demais membros da equipe e familiares dos pacientes.
Parabéns a todos os intensivistas pelo seu trabalho árduo e dedicação em cuidar dos pacientes em estado crítico.
#diadomédicointesivista#intensivista#uti#saúde#tratamentointensivo#cuidado#humanização#vazmonteiro#hospital#vaz#atençãoaocuidar#lavras