Em 20 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. A data foi instituída para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância da prevenção desse evento adverso.
A lesão por pressão, antigamente conhecida como úlcera por pressão ou escara, é um dano na pele causado pela pressão exercida, em regiões com protuberâncias ósseas ou áreas com dispositivos médicos, por um tempo prolongado o que impede a circulação sanguínea e causa a destruição do tecido. Acomete principalmente pessoas acamadas, cadeirantes ou aquelas com restrições ou impossibilitadas de mudar de posição.
O diagnóstico da lesão por pressão é simples: basta inspecionar a pele diariamente observando presenças de áreas avermelhadas geralmente em região de proeminências ósseas (quadril, calcanhares, região dorsal) e que não embranquece ao realizar pressão sobre a mancha.
A Comissão de Prevenção e cuidados de lesões cutâneas do Hospital Vaz Monteiro (HVM) foi implementada em 2020, é considerada um órgão de assessoria e autoridade da instituição e tem por finalidade o desenvolvimento de ações para a prevenção e tratamento de feridas com o compromisso de oferecer qualidade na assistência e otimizar recursos.
Para prevenir a lesão por pressão, o HVM adota uma série de medidas preventivas, ou seja protocolos, que envolvem avaliação de risco e inspeção da pele diariamente, utilização de colchões especiais para alívio de pressão, programação de cuidados específicos para o risco identificado e acompanhamento das equipes multidisciplinares.
A Comissão é constituída por equipe multiprofissional capacitada e competente, a saber:
Marta Beatriz Mângia Silva – Enfermeira presidente da Comissão
Jéssica de Melo Moreira – Enfermeira RT e vice-presidente da Comissão
Gleica Gouvea Silva – Enfermeira CCIH
Dayani Fátima Silva – Enfermeira coordenadora CTI Adulto
Dr. Luis Otávio Alvarenga Andrade – Cirurgião Plástico
Débora Pereira Marcelino e Bárbara Viana Barbosa Naves – Nutricionistas
Maria Carolina Guimarães e Deise Aparecida Carneiro da Silva – Farmacêuticas
Adriana Botelho Pinto – Psicologa
Karla Carvalho Mollica – Fisioterapeuta