No dia 16 de outubro é comemorado o Dia do Anestesiologista. Nesta data, foi documentada a primeira intervenção cirúrgica realizada sob anestesia geral no ano de 1846.
Naquele dia, às 10 horas, em Boston, o cirurgião John Collins Warren realizou a extirpação de um tumor cervical de um jovem de 17 anos. O paciente foi anestesiado com éter pelo dentista William Thomas Green Morton, que utilizou um aparelho inalador por ele idealizado.
Antes, à exceção da China, onde se usava a milenar acupuntura, os recursos utilizados para amenizar a dor no ato cirúrgico consistiam de extratos de plantas dotadas de ação sedativa e analgésica, além da hipnose e bebidas alcoólicas, o que não dispensava, evidentemente, a contenção do paciente.
No Brasil, segundo Lycurgo Santos Filho, a primeira anestesia geral com éter foi realizada em 25 de maio de 1847 no Hospital Militar do Rio de Janeiro pelo médico Roberto Jorge Haddock Lobo.
O anestesiologista faz muito mais do que aplicar anestesia, para retirar ou diminuir a dor, permitindo que o paciente consiga suportar o processo cirúrgico. Esse profissional também realiza o monitoramento do paciente em tempo integral e o tratamento de qualquer complicação que ocorra durante a cirurgia.
O médico anestesiologista é hoje cada vez mais conhecido como médico perioperatório, que é o ramo da medicina que cuida dos doentes no entorno do ato operatório.
Parabéns aos médicos Anestesiologistas pelo seu dia
#diadomédicoanestesiologista#anestesista#médico#homenagem#saúde#vazmonteiro#lavras