O dia 14 de julho é conhecido por celebrar o Dia do Administrador Hospitalar. A data surgiu como uma forma de reconhecer e valorizar a importante contribuição desses profissionais para o setor, que desempenham um papel fundamental no funcionamento eficiente e eficaz de uma instituição de saúde.
O gestor hospitalar é o profissional que faz a administração e a coordenação do trabalho em um hospital ou outra organização de saúde, como uma clínica médica. Como um hospital é uma empresa complexa, esse gestor hospitalar deve saber lidar com os processos e equipes de todas as áreas que fazem parte dessa organização.
Ele é responsável por Planejar, organizar e gerenciar um hospital público, privado, clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas e casa de repouso para idosos. Cuida da infraestrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele e define até, em alguns casos, o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender.
A importância da atuação do profissional da Administração na gestão hospitalar é crucial para garantir que os recursos estejam sendo utilizados de maneira adequada, que os processos estejam otimizados e que a qualidade do atendimento aos pacientes seja mantida em alto nível. Cabe ao Administrador Hospitalar executar o planejamento de todas as áreas, sejam aquelas de suporte à assistência em saúde ou administrativas, financeiras e demais correlatas, desde compras até a gestão de recursos humanos.
O Hospital Vaz Monteiro parabeniza Jaqueline Fráguas, administradora da instituição, pelo brilhante trabalho realizado com dedicação e profissionalismo.