O maior sistema de saúde pública do mundo, o SUS, completa 34 anos nesta quinta-feira, 19 de setembro, e, embora ainda enfrente grandes desafios, é citado como modelo por outros países por oferecer acesso à saúde a milhões de brasileiros.
O SUS está presente na vacinação no posto de saúde, na produção das vacinas, em visitas de agentes comunitários, na vigilância sanitária, nas ambulâncias do SAMU, em consultas com médicos e médicas generalistas ou com especialistas, nos exames, na cirurgia de transplante; na oferta de medicamentos etc. Enfim, o SUS está presente em muito além do que temos à disposição da população quando o assunto é o atendimento à Saúde.
Na região de Lavras, o Hospital Vaz Monteiro é uma referência nos serviços prestados via SUS. Em média, a cada ano, os leitos do Vaz Monteiro suportam mais de 16.000 diárias do SUS, incluindo assistência médica, de enfermagem, fisioterapia e assistência psicológica e social.
65% dos pacientes internados no Hospital Vaz Monteiro são oriundos do SUS, sejam eles de origem ambulatorial ou de unidades de urgência e emergência da região. São registros públicos. Apenas em 2024, o Hospital Vaz Monteiro realizou 1.331 cirurgias pelo SUS, sendo a instituição hospitalar que, de longe, mais realiza cirurgias pelo SUS na cidade de Lavras.
Pelo Pronto Atendimento do Vaz Monteiro foram mais de 30.000 consultas emergenciais nesses primeiros nove meses de 2024.
Por tudo isso, o Sistema Único de Saúde seja o maior patrimônio do povo brasileiro.
Parabéns a todos esses profissionais que fizeram desse sonho uma realidade.
Viva o SUS!
#aniversáriodosus#sus#sistemaúnicodesaúde#saúde#saúdepública#população#atenção#cuidado#social