O Dia do Infectologista é comemorado em 11 de abril, data em que se homenageia o médico especialista em doenças infecciosas e parasitárias, tais como dengue, febre amarela, hepatites e esquistossomose.
A importância dessa especialidade médica é reconhecida há muitos anos, desde o final do século 19, quando graves epidemias assolavam o Brasil.
Atualmente, as doenças infecciosas são uma das principais causas da grande afluência de pessoas aos prontos-socorros. Vale lembrar que o mundo viveu uma pandemia causada pelo coronavírus, e esses profissionais estavam na linha de frente do combate à covid-19.
A comemoração no 11 de abril foi instituída em 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), que escolheu essa data porque é o dia do nascimento de Emílio Ribas, um dos pioneiros da área no Brasil. Através do seu trabalho, esse sanitarista brasileiro conseguiu provar que a transmissão da febre amarela dava-se através da picada do Aedes Aegypti; é que todos achavam que a transmissão era feita entre pessoas.
O infectologista é o profissional formado em Medicina e que fez residência médica em Infectologia. Com essa especialização é possível realizar diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças infecciosas e parasitárias.
Esse profissional estuda a relação dos mecanismos de reação parasita-hospedeiro, como o paciente reage à inflamação e às infecções, qual sua resistência microbiana e qual a dosagem certa de antimicrobianos.
Assim, é uma área médica na qual o infectologista precisa entender além da doença, abrangendo o paciente, o ambiente e contexto social em que ele vive.
Parabéns aos médicos e médicas infectologistas pelo seu dia