O dia 10 de novembro é o dia para homenagear os profissionais da medicina intensiva. O médico intensivista, ou médico de medicina intensiva, é um especialista formado em medicina que presta suporte avançado de vida aos pacientes que estejam com quadros clínicos graves e agudos que possam comprometer a sua vida.
Podemos dizer que a especialidade de medicina intensiva é aquela que se dedica ao suporte à vida, ou ao suporte dos órgãos e sistemas de órgãos de pacientes que se encontram num estado crítico e que precisam de um acompanhamento próximo e intensivo (24 horas).
Os médicos que estão nas unidades de cuidados intensivos têm uma formação específica, embora estejam também presentes, ou possam estar presentes, médicos especialistas em outras áreas.
A maioria dos hospitais tem uma unidade de cuidados intensivos em diferentes especialidades médicas como, por exemplo, Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria, Unidades de Cuidados Intensivos Cirúrgicos, entre outros.
Esta é uma especialidade muito difícil, até porque exige que tenhas uma boa tolerância com situações críticas e graves. O controlo do stress e das emoções é fundamental, porque estarás de frente com pessoas em estado muito grave, as quais podem falecer a qualquer momento.
Embora seja uma especialidade muito “dura”, no que diz respeito às situações que enfrenta, é também muito gratificante a nível pessoal. Salvar vidas é, sem dúvida, o lema destes profissionais.
Por tudo isso, hoje é dia de homenagear os Médicos Intensivistas.
#diadomédicointesivista#médicointesivista#homanagem#vazmonteiro