O técnico em Segurança do Trabalho é um profissional de suma importância em uma empresa. O TST participa da elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho.
É dever do técnico em segurança do trabalho orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando política de prevenção.
Esses profissionais devem propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes.
De acordo com a Portaria Federal nº 3.275 de 21 de setembro de 1989 do Ministério do Trabalho, o técnico em segurança do trabalho tem 18 principais atribuições, que podem ser utilizados nas empresas dos mais diversos seguimentos de atuação, entre elas estão:
– Elaboração do parecer técnico
– Promoção de atividades voltadas para a Saúde e Segurança do Trabalho
– Execução das normas de segurança
– Inspeção de equipamentos e máquinas
– Cooperação nas atividades voltadas ao meio ambiente
– Levantamento de dados estatísticos