No dia 1º de maio se celebra o Dia do Trabalho. Em muitos lugares do mundo, é sinônimo de feriado e descanso, inclusive no Brasil. Mas essa data vai muito além de um dia sem expediente.
A data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.
No Brasil, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador passou a ser celebrado na década de 1910 por movimentos de trabalhadores, que ganhavam força no país.
O fortalecimento da causa trabalhista no Brasil fez com que o 1º de maio se transformasse em feriado nacional durante o governo de Artur Bernardes.
A celebração, muito ligada aos movimentos de trabalhadores, foi cooptada por Getúlio Vargas quando esteve no poder. Vargas desenvolveu uma forte política trabalhista, concedendo benefícios à classe trabalhadora.
O Dia do Trabalhador é uma data de grande importância, uma vez que celebra a luta dos trabalhadores por seus direitos trabalhistas e a necessidade de se estabelecer valores dignos no mercado de trabalho.
A data é um momento para relembrar a luta dos trabalhadores do passado, mas também para reforçar a luta dos trabalhadores do presente e a necessidade contínua de se estabelecer condições dignas de labor.
Parabéns a todos os trabalhadores e todos os trabalhadores que com força de trabalho constrói esse país.