Hoje, dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, uma data que homenageia Florence Nightingale, a visionária que revolucionou os cuidados hospitalares e deu origem à enfermagem moderna.
O 12 de maio passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.
O país conta com mais de 3,2 milhões de enfermeiros registrados nos 27 Conselhos Regionais de Enfermagem do país, atuando como verdadeiros heróis anônimos que vão muito além de administrar medicamentos e monitorar sinais vitais.
Esses profissionais criam conexões humanas, acolhem com empatia e transformam a ciência em uma ponte para o bem-estar de milhões de brasileiros. Em muitas instituições, eles representam entre 60% e 70% do atendimento ao paciente.
Profissionais bem treinados, valorizados e envolvidos nas decisões estratégicas das instituições de saúde são essenciais para elevar a qualidade do cuidado. A prevenção de infecções está diretamente ligada à qualidade do cuidado, e a enfermagem é protagonista nesse processo.
A função desses profissionais é essencial para garantir a recuperação e salvamento de vidas em perigo, seja nos hospitais ou demais instituições que necessitam da assistência contínua de cuidados médicos.
Parabéns a todos os enfermeiros e todas as enfermeiras pela importante data.
#diainternacionaldaenfermagem#enfermagem#homenagem#hospitalvazmonteiro