O Dia Mundial dos Diabetes acontece anualmente no dia 14 de novembro. A data foi idealizada para que haja mais conscientização sobre a doença crônica, que atinge cerca de 6,9% da população, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes. No Brasil está em quinto lugar no ranking mundial em número de casos.
A campanha do Dia Mundial dos Diabetes tem o objetivo de evitar o agravamento dos casos com o diagnóstico precoce, que é fundamental porque permite que a pessoa inicie o tratamento antes que a doença cause complicações sérias, como problemas no coração, rins ou visão.
A doença pode ser prevenida em vários casos, mas mesmo assim tem crescido o número de atendimentos ambulatoriais relacionados à doença em 2024, segundo dados de uma pesquisa da Planisa – empresa de gestão de custos hospitalares na América Latina.
Tipos de diabetes e os sintomas
Para compreender melhor a extensão dos casos, é importante frisar que existem três tipos principais de diabetes:
Diabetes tipo 1: doença autoimune onde o corpo não produz insulina, mais comum de ser diagnosticado em crianças e adolescentes;
Diabetes tipo 2: mais comum em adultos, quando o corpo se torna resistente à insulina ou não a utiliza de forma eficiente;
e Diabetes gestacional: acontece durante a gravidez e pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Em grande parte, os sintomas para todos os tipos são os mesmos, os sinais podem ser bastante sutis e muitas vezes nem mesmo se manifestam de imediato.
Alguns sinais mais comuns são sede excessiva, urina frequente, cansaço extremo, perda de peso inexplicável e visão embaçada. Além disso, há o processo de polifagia, em que o corpo não é capaz de usar a glicose como fonte de energia para se manter, já que existe uma deficiência relativa ou absoluta de insulina. Isso leva o paciente a exagerar na comida.
Então, neste Dia Mundial da Diabetes, lembre-se, prevenir é a melhor solução. Tenha uma vida saudável, pratique atividades físicas e tenha bons hábitos alimentares.
O corpo agradece!
#diamundiadodiabetes#diabetes#prevenção#hospitalvazmonteiro#vazmonteiro