O 17 de outubro é marcado pelo Dia Nacional da Vacinação, data que coloca em pauta a importância da proteção contra doenças virais para todas as idades com o objetivo de reforçar a relevância das vacinas no Brasil para o controle de epidemias.
Tradicionalmente, a vacinação era vista como uma prática essencial para crianças, mas a pandemia de COVID-19 ampliou o entendimento sobre a importância das vacinas para todas as faixas etárias, impulsionando uma nova percepção em adultos.
Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, a vacinação entre adultos no Brasil tem mostrado um aumento significativo.
A vacinação tem importância histórica para a erradicação ou redução da circulação de doenças graves, como varíola, poliomielite, sarampo, tétano, gripe e Covid-19.
As vacinas foram descobertas há mais de 200 anos, após cientistas descobrirem que o corpo é capaz de gerar anticorpos ao receber amostras de patógenos como vírus, bactérias e fungos. Desde então, as vacinas evoluíram ao longo do ano, ganhando tecnologias mais eficazes e contribuindo para a erradicação de doenças.
O Calendário Nacional de Vacinação, que contempla 20 vacinas, protegem as pessoas em todos os ciclos da vida, desde o nascimento de doenças graves que, muitas vezes, podem ser fatais.
Então, diga SIM às vacinas. Previna-se e garanta também a saúde das crianças e dos jovens