O Hospital Vaz Monteiro nasceu do ideal do Sr. Antônio Vaz Monteiro e do Dr. Dilermando Corrêa, preocupados com a mortalidade infantil que assolava a cidade de Lavras decidiram construir o “Hospital das Crianças”.
Sr. Antônio Vaz Monteiro comprou o terreno, doou à comunidade juntamente com a importância inicial para o início das obras e cedeu funcionários para trabalhar na obra de construção. Com a participação dos demais fundadores iniciou-se uma campanha de arrecadação de doações para finalizar a construção.
Sr. Antônio Vaz Monteiro sugeriu a organização de uma Maternidade e a criação de um lactário anexo, onde as mães carentes poderiam receber diariamente leite para alimentar seus filhos. Foi elaborado também o primeiro Estatuto do Hospital.
Realização de uma complexa cirurgia torácica em uma criança de 02 anos que sofria de pleurite aguda pelo médico e prefeito da cidade na época – Dr. Jacinto Scorza.
A Solenidade contou a presença ilustre da Condessa de Paris – neta da Princesa Isabel, com o príncipe – D. João, com o Governador de Minas Gerais – Juscelino Kubitchek, com o empresário e jornalista, Assis Chautebriand – o Sr. Olavo Fontoura, filho do cientista. Cândido Fontoura – que através dos esforços da saudosa, Dra. Dâmina Zakhia, e do Casal Sr. Francisco Matarazzo e D. Iolanda Penteado Matarazzo, conseguiram recursos da Campanha Nacional da Redenção da Criança para construção do Posto de Puericultura. Na inauguração. Na ocasião também foi realizado o lançamento da pedra fundamental do novo Pavilhão do Hospital denominado “Iolanda Penteado Matarazzo”.
Dra. Dâmina Zakhia de Souza é eleita a primeira Presidente feminina do Hospital Vaz Monteiro.
A solenidade contou com a presença do casal, Conde Francisco Matarazzo e Condessa Iolanda Matarazzo, o jornalista e agora Senador – Assis Chateubriand, Dr. Genésio Botelho, o Secretário de Saúde MG – Sr. Hugo Ladeira, Sr. João da Costa Ribeiro – o Deputado Sinval Siqueira, o Sr. Joventino Dias, Sr. Procópio Alvarenga, o prefeito Municipal – Francisco Pinto de Souza, o Cel. José Moura Amaral, o Dr. Orlando Haddad, o Sr. Leon Jofre Avayou, Sr. Samuel Alvarenga.
Hospital Vaz Monteiro recebe a visita da Embaixada Médica de Belo Horizonte para instalação da Secção Regional da Associação Médica de Minas Gerais.