Hospital Vaz Monteiro realiza as primeiras cirurgias cardíacas pelo SUS em Lavras em 2024, após credenciamento pelo Governo Federal

Por Marketing Notícias 29 de nov. 24

Desde 2009 o Hospital Vaz Monteiro vem oferecendo a Lavras e região serviços avançados em cardiologia diagnóstica e terapêutica. Foram mais de 15.000 procedimentos já realizados ao longo desses 15 anos. A lista é enorme e  inclui cateterismos, angioplastias com implantes de stent em coronárias, carótidas e artérias cerebrais, angioplastias de artérias das pernas, correção de aneurismas de aorta por cirurgia aberta ou fechada, tratamento de arritmias complexas (Fibrilação Atrial, Taquicardias Paroxísticas, Extrassístoles Ventriculares, Implante de CDI, Implante de Marcapassos tradicionais ou Fisiológicos), tratamento de Insuficiência Cardíaca grave (Implante de Ressincronizadores, Implante de Cardiomodulador), correções de cardiopatias congênitas (CIA, CIV, Foramen Oval criptogênico, Canal Arterial), entre outros.

Ablação de Fibrilação Atrial.

Com exceção de alguns casos em que prefeituras locais liberavam algumas intervenções pontuais para pacientes, o Vaz Monteiro vem tentando repetidamente, em nível municipal, estadual e federal, o credenciamento pleno para procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia junto ao SUS, visando poder oferecer esses serviços de tecnologia avançada para toda uma população de Lavras e microrregião que, ou não tem condições financeiras de arcar com os custos desses tratamentos, ou não é usuária de plano de saúde.

Troca Valvar Aórtica (TAVI).

Finalmente, após avaliação de toda a documentação pertinente, uma portaria federal colocou o Hospital Vaz Monteiro como um dos poucos hospitais credenciados a iniciar atendimento de alta complexidade cardiológica complementar na sua microrregião pelo SUS. A medida visa tentar reduzir as enormes filas de espera de pessoas que estão aguardando vaga para tratamento de doenças cardiológicas graves, que vão desde cardiopatias congênitas até risco de infarto, passando por arritmias, aneurismas de aorta e doenças arteriais diversas.

Cirurgia dê Revascularização (Pontes)

Segundo Jaqueline Fráguas, administradora do hospital “mostramos ter todos os requisitos exigidos pela legislação e com o tempo esperamos ser referenciados para um atendimento mais amplo. Esse credenciamento via portaria é um começo, mas prosseguiremos em busca de aumentarmos o acesso a esses diagnósticos e tratamentos se nos permitirem”.

Desde o mês outubro, o Vaz Monteiro vem realizando esses atendimentos em pacientes vindos do SUS encaminhados pelas respectivas Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade da microrregião, sendo que, após avaliados os casos, são encaminhados para o devido tratamento.

Dr. Cláudio Gelape, Dr Márcio Sérgio, Dr Antônio Alceu, administradora Jaqueline Fraguas e Dr Matheus, com parte da equipe.

“É uma grande conquista para Lavras esse credenciamento especial para realizar cirurgias cardíacas de alta complexidade pelo SUS no Vaz Monteiro” disse o Dr. Antônio Alceu, mestre e doutor em cardiologia pela Unifesp.

Como exemplo, já foram realizadas pelo SUS Angioplastias com implante de Stents, correção percutânea de Aneurisma de Aorta Abdominal, angioplastias de artérias das pernas, implantes de Marcapassos, implantes de Ressincronizador Cardíaco e a Cirurgia de Implante de Pontes Mamária e de Safena no coração.

“Há anos vinhamos tentando a autorização para proporcionar a tantos que esperam um tratamento de ponta em cardiologia, os mesmos serviços que já disponibilizávamos para quem tem plano de saúde ou condições financeiras. Esse momento parece ter chegado. Esperamos que essa portaria seja mantida ao longo de 2025 para ampliarmos ainda mais esse tipo de atenção ao SUS. Esse é o verdadeiro papel de um hospital filantrópico como o Vaz Monteiro, mas dependemos sempre da vontade política dos gestores e da legislação vigente” afirmou o Dr. Marcos Cherem, cardiologista.


Copyright © 2022 Hospital Vaz Monteiro