Equipe de cardiologia do HVM realizou implante de monitor da alemã Biotronic, que permite acompanhar o ritmo cardíaco em tempo real por mais de 5 anos
No último dia 13/05, a equipe de Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro realizou o implante do Biomonitor IIIm, da marca alemã Biotronik, que permite o acompanhamento do ritmo cardíaco em tempo real e continuamente por até 5 anos e meio.
Esse tipo de monitorização é útil na investigação de quadros suspeitos de arritmias cardíacas que tragam risco de vida: fibrilação atrial, taquicardias paroxísticas supraventriculares, arritmias ventriculares, síndromes de bradi – taquiarritmias, entre outras.
“Esse biomonitor, com seu tamanho reduzido, não só monitora os batimentos do coração, como também a temperatura corporal, podendo avisar imediatamente por e-mail, através do sistema Cardiomessenger, ao médico assistente a ocorrência de arritmias cardíacas ou febre. O equipamento funciona 24 horas por dia, por até mais de 5 anos seguidos. E tudo isso através de um simples implante de 1 cm sob a pele do paciente” explica o cardiologista Marcos Cherem, coordenador da equipe.
Para o hemodinamicista Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, “esse monitor inova ao ter programação que consegue diferenciar os diversos tipos de arritmia, de maneira confiável, precisa, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, destaca.
A equipe que participou do implante, o primeiro em Minas Gerais com esse biomonitor específico, foi formada pelo cardiologista Marcos Cherem, os arritmologistas Eduardo Rocha Barouche e Leonardo Figueiredo de Abreu, o hemodinamicista Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e a anestesiologista Ludmilla Carvalho.