O Hospital Vaz Monteiro adquiriu neste mês de dezembro um dos mais avançados equipamentos de ultrassom para uso no Centro Cirúrgico, disponibilizando ainda para utilização nos Centros de Terapia Intensiva (CTIs).
O equipamento de ultrassom nos CTIs permite agilizar diferentes rotinas como, diagnóstico e tratamento de derrame pleural ou pericárdico, avaliar fluxo transcraniano (muito utilizado para verificar a viabilidade do cérebro), auxílio visual para punções e para implante de acesso central.
Já no Centro Cirúrgico, as funções requeridas são ainda mais urgentes e podem fazer toda a diferença nos resultados dos procedimentos. Nesse setor, o ultrassom auxilia no suporte para a equipe de anestesia realizar bloqueios anestésicos, para indicação de intubação correta, visualização de derrames pleurais e pericárdicos, visualização da profundidade e posicionamento de nódulos em determinadas cirurgias, realização de procedimentos vasculares guiados e auxílio em situações pós-cirúrgicas imediatas.
Aliado à modernização tecnológica os anestesiologistas do Hospital Vaz Monteiro vêm se aprimorando nas técnicas de anestesia regional guiada por ultrassom em cursos realizados com os mais destacados profissionais desta área no Brasil: Dr. Leonardo Ferraro e Dr. Alexandre Takeda, que contam com trabalhos publicados em revistas de prestígio internacional.
As vantagens são significativas tanto para a equipe de profissionais da saúde, quanto para os pacientes que serão tratados rapidamente em casos de emergência além da segurança e conforto e menos dor no pós-operatório.
Os equipamentos adquiridos possibilitarão o atendimento aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde internados No Hospital Vaz Monteiro com segurança e qualidade para o diagnóstico médico.