Dr. Antônio Alceu, cardiologista do Vaz Monteiro, realiza palestra no maior encontro de especialistas em São Paulo

Por Marketing Notícias 9 de jun. 23

O Congresso Anual da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) é um dos mais importantes eventos mundiais da especialidade, pois une em um só local os maiores cardiologistas do Brasil e do mundo em três dias de intensa troca de ideias e divulgação de conhecimento nessa área.

As doenças cardiovasculares são, de longe, a maior causa de hospitalizações, sequelas em pacientes e morte desde meados do século passado. Doenças como Pressão Alta, Derrames, Infartos, Insuficiência Renal, Arritmias cardíacas estão entre as mais comuns e que trazem alto custo social e econômico a todas as nações.

No 43º Congresso da Socesp, um dos palestrantes convidados para divulgar o que há de mais inovador no gerenciamento do uso de sangue em pacientes submetidos a tratamentos cardiológicos clínicos ou cirúrgicos foi o cardiologista do Hospital Vaz Monteiro Dr. Antônio Alceu dos Santos.

Dr. Antônio Alceu falou sobre maneiras de preservar o sangue dos próprios pacientes, com cirurgias cardíacas sem a necessidade de transfusões através do criterioso planejamento e execução de técnicas que foram inicialmente divulgadas no Brasil há cerca de 10 anos, na época em que ele era coordenador clínico da equipe do Dr. José Pedro da Silva, na Beneficência Portuguesa.

A palestra do Dr. Antônio Alceu foi prestigiada por inúmeros cardiologistas de vários países, sendo considerada uma das principais do congresso. “Esperamos ao longo do tempo que o uso de transfusões em procedimentos cardiológicos se torne uma exceção, não uma regra. Já provamos na teoria e na prática que isso é possível” afirmou o Dr. Antônio Alceu.

O Dr. Marcos Cherem foi um dos cardiologistas presentes no congresso e observou a grande repercussão das colocações do Dr. Antônio Alceu junto aos colegas médicos: “Dr. Antônio Alceu é uma referência nacional e internacional na medicina sem uso de transfusões (Blodless Medicine, em inglês). Aqui no Vaz Monteiro, como exemplo, realizamos dezenas de cirurgias cardíacas abertas sem a necessidade de transfusões, aplicando-se o protocolo criado por ele”, explicou Dr. Marcos.

A participação de cardiologistas do Vaz Monteiro em congressos nacionais e internacionais não é novidade. Todos os anos, o hospital tem cardiologistas atuando em eventos dessa natureza, como na Socesp 2023, quando além do Dr. Antônio Alceu e Dr. Marcos Cherem, estava presente também o Dr. Ernesto Lippi Neto, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da UFLA.


Copyright © 2022 Hospital Vaz Monteiro