Hospital Vaz Monteiro realiza primeiro implante de moderno modelo de Marcapasso Fisiológico em Minas

Por Marketing Notícias 6 de abr. 22

Já é de conhecimento público que o Hospital Vaz Monteiro é uma das referências em tratamento cardíaco avançado entre cidades do interior de Minas Gerais.

Confirmando essa vocação, há poucos dias o Departamento de Cardiologia do hospital realizou procedimentos múltiplos em 13 pacientes com arritmias graves, como Estudo Eletrofisiológico com Ablação de Arritmias (Ventriculares, Supraventriculares e Fibrilação Atrial) e implantes de dispositivos de controle e correção de ritmo, sendo o CDI (cardiodesfibrilador implantável), e ainda, o Marcapasso Hissiano.

Entre os implantes realizados no HVM está o do marcapasso fisiológico Hissiano Enitra 8 DR-T, utilizado pela primeira vez em Minas Gerais. Trata-se de aparelho produzido pela alemã Biotronik que controla o ritmo cardíaco de maneira mais fisiológica, com preservação das contrações de maneira próxima ao natural, evitando piora progressiva da capacidade de “bombeamento” dos ventrículos direito e esquerdo.

Todos os marcapassos Biotronik podem ser associados ainda ao aparelho Cardiomessenger, parecido com um smartphone, permitindo que paciente transmita de sua residência, via mensagem ou e-mail, sem fios, em tempo real, relatórios para o médico responsável sobre o seu funcionamento e carga do gerador. E ainda, pode enviar alerta e se o paciente está ou não tendo arritmias cardíacas. “Isso permite que nós, cardiologistas, possamos acompanhar e se for possível chamar os pacientes para correções eventuais do tratamento, com menores riscos de complicações” explica Marcos Cherem.

Todos os pacientes atendidos pela equipe de Cardiologia do HVM receberam alta no mesmo dia ou no máximo 24 horas depois das intervenções.

Da esquerda para direita: Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, Ricardo Ferreira, Márcio Sérgio Carvalho Silva, Leonardo Figueiredo de Abreu, Eduardo Rocha Barouche e Marcos Cherem

Copyright © 2022 Hospital Vaz Monteiro