Hospital Vaz Monteiro realiza primeiro implante do Biomonitor IIIm em Minas Gerais

Por Marketing Notícias 27 de maio. 22

Equipe de cardiologia do HVM realizou implante de monitor da alemã Biotronic, que permite acompanhar o ritmo cardíaco em tempo real por mais de 5 anos

No último dia 13/05, a equipe de Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro realizou o implante do Biomonitor IIIm, da marca alemã Biotronik, que permite o acompanhamento do ritmo cardíaco em tempo real e continuamente por até 5 anos e meio.

Esse tipo de monitorização é útil na investigação de quadros suspeitos de arritmias cardíacas que tragam risco de vida: fibrilação atrial, taquicardias paroxísticas supraventriculares, arritmias ventriculares, síndromes de bradi – taquiarritmias, entre outras. 

“Esse biomonitor, com seu tamanho reduzido, não só monitora os batimentos do coração, como também a temperatura corporal, podendo avisar imediatamente por e-mail, através do sistema Cardiomessenger, ao médico assistente a ocorrência de arritmias cardíacas ou febre. O equipamento funciona 24 horas por dia, por até mais de 5 anos seguidos. E tudo isso através de um simples implante de 1 cm sob a pele do paciente” explica o cardiologista Marcos Cherem, coordenador da equipe.

Para o hemodinamicista Dirceu Dias Barbosa Sobrinho, “esse monitor inova ao ter programação que consegue diferenciar os diversos tipos de arritmia, de maneira confiável, precisa, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, destaca.

A equipe que participou do implante, o primeiro em Minas Gerais com esse biomonitor específico, foi formada pelo cardiologista Marcos Cherem, os arritmologistas Eduardo Rocha Barouche e Leonardo Figueiredo de Abreu, o hemodinamicista Dirceu Dias Barbosa Sobrinho e a anestesiologista Ludmilla Carvalho.


Copyright © 2022 Hospital Vaz Monteiro