VAZ MONTEIRO realiza procedimento cardíaco com uso de tecnologia inédita em Minas Gerais

Por Marketing Notícias 2 de mar. 24

A equipe de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro realizou na última semana um tratamento minimamente invasivo da Fibrilação Atrial com absoluto sucesso. A novidade é que pela primeira vez em Minas Gerais foi utilizado o equipamento Rhythmia HDX, da Boston Scientific Corporation, um dos líderes em tecnologia médica do mundo e dos maiores gigantes do setor nos Estados Unidos.

A Fibrilação Atrial é a arritmia cardíaca mais frequente na população. Em geral o quadro é responsável por aproximadamente 30% de todas as internações hospitalares por arritmia, podendo causar sintomas como palpitações, fadiga e falta de ar. Além disso, a Fibrilação Atrial aumenta de maneira significativa a ocorrência de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), os temidos “Derrames”, especialmente quando não tratada e não acompanhada por um profissional médico.

Isso acontece porque as pessoas com Fibrilação Atrial são cinco a sete vezes mais propensas a formar coágulos de sangue no interior do coração. Uma vez formados eles se deslocam pelo coração, saindo através da aorta e posteriormente indo pelas artérias carótidas e vertebrais ao cérebro, causando a obstrução do fluxo sanguíneo arterial (embolia), levando ao AVC do tipo isquêmico (por entupimento de vasos sanguíneos arteriais), que posteriormente pode inclusive se tornar um AVC hemorrágico, ainda mais complexo.

O diagnóstico da Fibrilação Atrial é facilmente feito através de um eletrocardiograma em uma consulta cardiológica ou com clínico geral. Seu tratamento consiste em controle da frequência cardíaca e, quando possível, tentativas de reversão ao ritmo normal, seja através de medicamentos, de cardioversão elétrica ou, por fim, pela ablação dessa arritmia, o que possibilita a eliminação definitiva da doença através de tratamento pouco invasivo. Esta última opção é oferecida com exclusividade em Lavras e região pelo Hospital Vaz Monteiro

Trata-se de um dos tratamentos mais avançados para a eliminação da Fibrilação Atrial e já era disponível no Hospital Vaz Monteiro. Aliado à utilização do equipamento Rhythmia HDX, o procedimento torna-se ainda mais avançado e seguro para a Ablação da Arritmia, sendo que através da simples punção de uma veia cateteres diagnósticos e terapêuticos são levados até o coração para mapear e posteriormente eliminar os focos responsáveis por essa arritmia, com taxas de sucesso terapêutico de longo prazo de até 70%.

No procedimento realizado no dia 27/02, a equipe coordenada pelo Dr. Marcos Cherem efetuou, com sucesso, a ablação de fibrilação atrial em um paciente jovem, que, com menos de 24 horas, recebeu alta para sua residência. “Novamente o Vaz Monteiro traz para Lavras, sempre através de muito trabalho, tratamentos de ponta que trazem alta possibilidade de resolução como ocorreu, graças a Deus, nesse caso” afirmou o Dr. Marcos Cherem.

Participaram do procedimento os seguintes profissionais: cardiologista Marcos Cherem, hemodinamicista Dirceu Dias Sobrinho, arritmologista Ricardo Ferreira da Silva e a anestesiologista Ludmilla Carvalho.

“Lamentamos apenas não termos conseguido, até o momento, o credenciamento do SUS para que possamos levar esse e outros tratamentos avançados em cardiologia para toda a população de Lavras e região” completou o cardiologista Marcos Cherem.


Copyright © 2022 Hospital Vaz Monteiro