Aos 80 anos, o Hospital Vaz Monteiro tem história como uma peça fundamental no atendimento à saúde pública e privada do nosso município.
Como instituição filantrópica reconhecida a nível municipal, estadual e federal e com 60% de suas internações dedicadas ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital tem buscado já há alguns anos credenciar-se para atendimento de alta complexidade cardiológica, o que permitiria a realização de procedimentos como cateterismos cardíacos, angioplastias, implantes de marcapassos e cirurgias cardíacas.
Esse credenciamento, tentado incessantemente nos últimos anos, seria de fundamental importância para uma população crescente de pessoas sem plano de saúde e que não conseguem ser atendidas em Lavras, onde residem, devido à falta de uma instituição que tenha essa autorização para diagnósticos e tratamentos complexos pelo SUS.
Mais recentemente o Vaz Monteiro encontrou apoio fundamental a esse pleito na pessoa do deputado federal Fábio Ramalho (MDB), que recebeu por duas vezes em seu escritório o Diretor Clínico do hospital, cardiologista Marcos Cherem, acompanhado pelo hemodinamicista Dirceu Barbosa Dias Sobrinho para tratarem dos passos necessários a esse tão sonhado credenciamento.
Após ver os números dos atendimentos já feitos pelo Vaz Monteiro nos últimos 12 anos, que somam mais de 10.000 procedimentos realizados, sendo tanto exames e cirurgias programadas, como resolução em urgência e emergência, quando por exemplo uma angioplastia ou implante de marcapasso se tornam literalmente a diferença entre a vida e a morte, Fábio Ramalho imediatamente acionou de maneira oficial o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando o credenciamento do hospital para usuários do SUS.
Segundo Marcos Cherem “fomos extremamente bem recebidos e o interesse demonstrado pelo deputado Fábio Ramalho em solucionar a questão, assim como as atitudes já tomadas por ele em Brasília em prol do Vaz Monteiro e de Lavras, nos deixaram com grande esperança do sucesso nesse credenciamento junto ao SUS”.
Para o deputado Fábio Ramalho “o credenciamento de uma instituição plenamente capacitada como o Vaz Monteiro traria benefícios claros para as pessoas de Lavras e das cidades entorno que são dependentes do SUS. Já vivi e ajudei a resolver situações assim em outras regiões e sei das dificuldades das pessoas em conseguir atendimento para doenças cardíacas graves. São procedimentos muito caros e somente hospitais com autorização do SUS para realiza-los podem aliviar esse quadro, evitando longas filas de espera e posteriormente deslocamentos para cidades distantes buscando salvar vidas, nem sempre a tempo de evitar sequelas ou mortes”.
“Somente em 2021 o Vaz Monteiro realizou mais de 50.000 atendimentos, entre procedimentos ambulatoriais e internações: é muito clara a capacidade de resolução do hospital e, o mais importante, o interesse que temos demonstrado há anos em ampliar nossa colaboração social para com o SUS e seus usuários, desde que dentro das nossas possibilidades. Para isso é necessário o apoio do Poder Público em todos os níveis. Espero que com essa parceria junto ao deputado Fábio Ramalho consigamos finalmente atingir essa meta” finalizou Marcos Cherem.
HVM/19/3/2022